Dia a Dia

Home Office e Crianças em Casa

Será essa a maior dificuldade durante a quarentena? Talvez sim… São muitas dúvidas e dificuldades para lidar com as duas coisas que mais ocupam os pais: trabalho e filhos, nesse momento, ambos em casa…

Resolvi então trazer 4 dicas que talvez possa ajudar vocês a lidarem com isso por aí!

1) Rotina! Já conversamos em outro post por aqui sobre a importância da rotina na vida das crianças e quando falamos sobre dividir a atenção dos pais (nesse momento uma das únicas companhias que os pequenos estão tendo) principalmente! É importante que os pequenos entendam que, em alguns momentos, os pais não poderão dar muita atenção a ele; sei como isso é difícil, mas a rotina pode ajudar! Estabelecer limites é importantíssimo nesse momento.

2) Ainda sobre rotina, é interessante calcular os horários para que, as crianças que fazem a soneca durante o dia, possam fazer durante o período de home office e não no horário de almoço ou final de tarde quando o trabalho já tiver terminado! Nesse momento é importante fazermos todos os malabarismos possíveis para ajudar! Além disso, levantar cedo e deixar algumas coisas preparadas para o dia faz com vocês tenham mais tempo durante o almoço e comecinho da noite.

3) Intercale os horários com o seu parceiro é uma dica super importante, claro, se você tiver essa possibilidade. Isso fará com que as crianças fiquem menos tempo sozinhas. Outra opção é estabelecer objetivos diários para as crianças, assim elas terão tempo para se ocupar enquanto os pais cumprem a obrigação do trabalho.

4) Atividades que eles podem fazer sozinhos: É interessante que, no momento do home office, os pais deixem a disposição das crianças materiais e atividades que eles podem manusear sozinhos: papel e lápis, desenhos para colorir, massinha de modelar, brinquedos favoritos, atividades de encaixe (quebra cabeça, por exemplo)… É interessante até deixar certas atividades restritas a esse momento de home office, porque assim fica mais especial.

Importante lembrar que não será perfeito, mas é o que temos no momento… Então vamos respirar, acalmar o coração e logo logo as coisas estarão no lugar.

Essas são só algumas pequenas dicas que podem ajudar vocês por aí! Não se esqueçam do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, isso é fundamental! O serviço é essencial, mas a nossa vida pessoal não pode ser abandonada; o mesmo vale para o contrário!

Texto por: Tayná Carvalho – Pedagoga com Formação em Montessori.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *