Dia a Dia

O excesso de brinquedos em casa

Muito se fala sobre os prejuízos que excesso de brinquedos em casa trás para as crianças, mas quais são eles? Como podemos mudar?

Em primeiro lugar, o excesso de brinquedos à disposição da criança faz com que ela se sinta perdida no ambiente e acabe sem brincar direito, sempre buscando companhia, pedindo ajuda para brincar e etc. Porque isso acontece? Lembram da ordem do ambiente? Isso é importante para as crianças, elas precisam visualizar os brinquedos organizados para poderem escolher, tranquilamente, com o que querem brincar. Outro fato importante é que as crianças, muitas vezes, ficam mais agitadas, irritadas e as vezes até agressivas por ter muitas opções para escolher.

É durante a infância que desenvolvemos o controle e a concentração (apesar de ainda não dominarmos). Com muitos brinquedos a disposição, elas se distraem fácil e seu tempo dedicado as brincadeiras não é de qualidade.

Além disso, esse fato acaba sendo prejudicial pra criatividade das crianças; quando se tem menos opções, as crianças conseguem encontrar mais maneiras de brincar com o mesmo brinquedo!

Agora, como mudar isso?!

  1. Doe ou guarde os brinquedos que ela não brinque mais. Se a criança for menor de 3 anos, você pode observar a atividade dela com os brinquedos e selecionar o que ela já não brinca mais para guardar. Se for maior de 3, cabe uma conversa para entenderem juntos quais podem ser doados ou não. Aqui é muito legal a ideia de fazer rodízios dos brinquedos, então guardar uma parte e deixar a outra, daqui três/quatro semanas guardar a parte que foi deixada e colocar a que foi guardada!
  2. Não deixe mais que 1 opção da mesma coisa. Por exemplo: uma boneca é suficiente para a criança brincar ou um cavalo, uma vaca, etc. Não é preciso ter 2,3,4 da mesma coisa.
  3. Organize de uma maneira que a criança consiga enxergar todos os brinquedos; prateleiras são ótimas pra isso ou coloque-os separados dentro da gaveta.
  4. Importante lembrá-los sempre sobre a ordem dos brinquedos e que precisam deixar tudo organizado, para a brincadeira ser mais legal.
  5. Oriente-a que use um brinquedo por vez é que, quando não quiser mais brincar com o mesmo, deve guardar no lugar e pegar outro.

Essas são as melhores dicas para lidarmos com o excesso de brinquedos em casa! Gostaram?! Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.