Dia a Dia

Qual a importância da rotina na vida da criança?

Sabemos que em tempos de pandemia, se manter dentro da rotina é difícil. Se até nós, adultos, que temos um maior controle das coisas acabamos a rotina durante a pandemia, quem dirá as crianças.
Porém, todos nós também sabemos quão importante é a rotina nas nossas vidas, dos adultos e das crianças. Não é mistério que com a rotina as coisas fluem melhor, acontecem mais rápido… Para as crianças, a mesma coisa.
“A previsibilidade gera um imenso conforto para a criança, pois possibilita a sensação de certeza e a sensação de domínio sobre a vida e o mundo, que é muito importante para o desenvolvimento da personalidade, especialmente no que diz respeito à auto-estima e auto-confiança.” Esse é um trecho de um texto do @larmontessori – Ordem em Família III: Rotina e Ritual – o qual eu recomendo muito que vocês leiam.
Sabendo dessa necessidade da rotina para as crianças, aqui vão algumas dicas:
1. Deixe a rotina pré estabelecida, ela precisa ser fixa, no sentido de ordem, mas não de horário. É importante que eles saibam que acordam, tomam café da manhã, brincam, tomam lanche, etc. Sem horários, apenas ordem das atividades.
2. Sejam firmes em relação a rotina, porque se não ela não vai acontecer. As crianças vão querer brincar na hora do almoço, mas cabe a você decidir que naquele momento não da.
3. Avise previamente o que vai acontecer, por exemplo: “Vou arrumar o almoço para almoçarmos, tá? Daqui 5 minutos teremos que parar de brincar”. Isso costuma funcionar!
4. Inclua a criança na sua rotina! Coloque-a para te ajudar na louça, no preparo de algum alimento, etc. (Falaremos mais sobre isso no próximo texto!)

Todos nós sabemos da dificuldade da pandemia e o quanto ela nos assusta. Estamos aqui apenas para tentar amenizar o impacto com vocês, as famílias, e ajudar como podemos.
Contem conosco!
Com amor, Equipe Jacarandá 🌳💜

Texto por: Tayná Carvalho – Pedagoga com especialização em Montessori

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.