Dia a Dia

Como Conversar com as Crianças sobre o COVID-19?

Sei que essa tem sido a dúvida de muitas mães desde o início da pandemia, talvez agora ainda mais por estarmos em uma fase de contingencia mais rígida e também no pico de casos do vírus.

E aí nos perguntamos: como conversar com as crianças sobre isso? Eles questionam porque não podem sair de casa ou porque não podem ver os amigos. Não queremos deixá-los assustados, mas também queremos falar a realidade… Enfim, como?

Pensando nisso, eu resolvi escrever algumas dicas para essa conversa.

1) Lembre-se de usar poucas palavras em todos esses passos, as crianças precisam que a gente seja CLAROS e OBJETIVOS.

2) Você precisa saber até onde a sua criança entende o que você fala, não da pra sair falando termos que só os adultos entendem e eles não… Então encontre um meio termo, de acordo com a idade da sua criança para poder conversar.

3) Explique os riscos sobre sair de casa, a necessidade de higienizarmos as mãos e usarmos máscaras; mas nãos e esqueça de dizer que, se cumprirmos com todos os protocolos, não correremos riscos.

4) Fale sobre os avós e pessoas queridas que tem mais idade; pontue que eles podem pegar o vírus mais facilmente e que precisamos cuidar de quem amamos muito. Como? Distanciamento social, higiene das mãos, uso de máscaras…

5) Deixe claro que isso vai passar! Ainda não sabemos quando, mas que vai passar e logo logo (torcemos e fazemos nossa parte para isso), nós poderemos voltar para a escola, ir na casa dos avós e encontrar com os amigos. As crianças são o nosso espelho, se não passarmos esperança, nem que seja um restinho que tem sobrado aí, eles não vão acreditar que vai passar e podem entrar em um ciclo sério de ansiedade.

As principais dicas que poderia dar são essas!

Fiquem bem e saibam que logo tudo isso PASSA!

Texto por: Tayná Carvalho – pedagoga com formação em Montessori

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.