Dia a Dia

Criança Brincando com Fogo?

“Como assim, criança brincando com fogo? SIM!!!

“Brincar” com fogo é muito importante para que as crianças aprendam sobre segurança, limites, cuidados com seu corpo, além de provocar a contemplação. Já reparou no olhar dos bebês e das crianças para a vela no momento em que estão cantando “parabéns”? É de encanto, de curiosidade.Mas para lidar com fogo sem se machucar, é preciso que o adulto que vai propor e acompanhar a atividade esteja tranquilo e seguro do que está fazendo.

Para cuidar da segurança das crianças é importante começar a partir de uma conversa com elas, explicar o que vai acontecer de maneira direta e clara, contando apenas os fatos, com frases curtas.Identificar se no espaço não há nada nas proximidades que possa espalhar o fogo como tecido, papel ou plástico.

O primeiro contato das crianças com o fogo pode ser feito por meio da observação de velas. Em um local fechado, apague todas as luzes, deixe o ambiente escuro e acenda a vela.Ao observar a chama da vela as crianças podem perceber cores, movimentos, a chama diminuindo e aumentando e a vela derretendo. Podem observar as sombras também, ver as silhuetas na parede, inventar formas, usar a imaginação para criar personagens, animais e histórias.”F

açam essa experiência em casa e compartilhe com a gente!

Texto escrito por: Jaqueline Brotto – Idealizadora e Sócio Proprietária do Jacarandá

Crianças e fogo com segurança? É possível sim senhor 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.