Dia a Dia

Qualidade x Quantidade de Tempo

Quando pensamos em roupas, comida, viagens, sapatos, entre qualidade ou quantidade, o que é melhor? Pois é, qualidade. E com as crianças? O mesmo vale?

Sim!! Devemos muito pensar em qualidade de tempo com os nossos filhos, precisamos ter momentos agradáveis, de atenção total, de entrega para eles, mas…

A psicopedagoga Isa Minatel, do canal mundo em cores, traz uma visão diferente: as crianças de 0 a 6 anos precisam de tempo de qualidade E de QUANTIDADE sim! Principalmente quando falamos das crianças de 0 a 3 anos, esses pequenos precisam do contato frequente com os pais.

Sabemos e entendemos a dificuldade que é isso para muitas famílias, ainda mais quando falamos de mães e pais que trabalham fora e não se dedicam 100% na missão de serem pais, o que é MUITO saudável, inclusive, ela tem uma frase onde diz “Quando eu não sou 100% mãe, eu sou uma mãe melhor!”.

Em contra partida, a primeira fase de aprendizado da criança, é chamada de fase epidérmica, que significa o contato. Então, a criança precisa de colo, de tempo, de cheiro de mãe!

Tudo na vida, na minha opinião, é equilíbrio; então não seria diferente nesse caso. Qualidade é MUITO importante, óbvio, mas a quantidade também é, principalmente dos 0 aos 3 anos.

Como sempre, não quero trazer nenhum peso para nenhum de vocês, nunca. Apenas reflexões com outros pontos de vista e pontos esses que concordo.

Com amor, Equipe Jacarandá. 🌳💜

Texto escrito por Tayná Carvalho – pedagoga com formação em Montessori com base no vídeo “Qualidade ou Quantidade” do canal “Mundo Em Cores” no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.