Dia a Dia

Você sabe o que são memórias afetivas?

Você sabe o que são memórias afetivas?! A memória afetiva é aquela lembrança que surge por meio de elementos sensoriais e emocionais. Assim, ela aparece a partir de gatilhos específicos, como sons, cheiros, sabores e cores que remetem a algum momento importante que aconteceu no passado. Como, por exemplo, aquele “cheiro de vó”, muito característico ou aquele “gostinho de infância” e aposto que ao ler esse texto já te deu uma sensação gostosa no coração.

Como essas memórias são muito especiais para nós, são elas que queremos criar nas nossas crianças, né? Para isso, ao longo dos dias devemos:

1. Estar presentes no momento. Não é difícil, viu? É só separarmos um tempo para as nossas crianças e ficarmos longe de tudo que pode nos distrair e focarmos naquele momento.

2. Contar sobre nossas melhores lembranças. As crianças amam ouvir de nós o que temos de especial para contar! Sabe aquele dia na casa da sua avó que vocês brincaram de mangueira no quintal e foi muito divertido? Conte! Isso gera conexões, vínculos, cumplicidade.

3. Ouvir histórias, prestando atenção e instigando os fatos. “É mesmo?” “UAU! Que incrível!” “Poxa vida, que engraçado!” Atenção e interesse são extremamente afetivos e vinculantes

.4. Ouvir músicas, mesmo enquanto fazemos outras atividades. Dançar e cantar as músicas com empolgação. “A felicidade contagia, vincula, marca e, mais: mostra às crianças que a vida está aí para ser aproveitada e que não demanda grandes investimentos para isso: não precisa ter o brinquedo “certo” — nem um novo.”

5. Fazer, ao menos, uma refeição juntos. O processo de preparação para a refeição nos deixa abertos ao afeto, vulneráveis para compartilhar.

6. Abraçar, beijar e amassar sempre com respeito. Mas não economizar na demonstração de afeto.

7. Cozinhar juntos. Sempre dentro da possibilidade da idade de cada criança, claro, mas compartilhar esse momento.

Esperamos ter contribuido para criarem lindas memórias afetivas.

Feliz dia das crianças! Aproveitem muito!

Com muito amor, equipe Jacarandá

Texto escrito por Tayná Carvalho @makesbytayna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *