Dia a Dia

Inclua as crianças na rotina dos adultos

Antes de dizer como vocês podem incluir as crianças na rotina de adultos, gostaria de dizer o porque isso é tão importante.

Em Montessori, existe um componente curricular onde as crianças aprendem a fazer atividades simples que o adulto faz todos os dias, atividades diárias que fazem parte da rotina dos adultos. Por exemplo: cortar e servir uma fruta; vestir-se; servir água; fazer suco de laranja; e etc.
Vida prática é referida como o “fundamento do currículo Montessori” porque são a base para todo trabalho posterior que virá. Ou seja, são nas atividades do cotidiano que as crianças aprendem muitas coisas que usarão lá na frente dentro da sala de aula.

Além disso os exercícios de vida prática fazem com que a criança entregue o seu corpo a serviço da mente para atingir uma meta; desenvolvem o desejo, então fazem com que, mesmo com distrações, a criança continue focada; ajudam a criança a desenvolver independência funcional e autonomia; desenvolvem concentração unindo mente e corpo; desenvolvem auto confiança e auto estima; desenvolvem coordenação e refinamento do movimento; ajudam a criança a satisfazer necessidades físicas, psíquicas e morais.

E as atividades de vida prática nada mais é tudo aquilo que nós fazemos em casa, então olha só quantas coisas legais e importantes você pode ensinar pro seu filho só colocando-o na sua rotina!! “Mas como?”


1. Deixe um banquinho a disposição da criança, para que ela possa levar onde quiser e consiga alcançar os móveis que não são do seu tamanho.
2. Quando estiver na cozinha, chame-o para participar. Peça para que lave um legume, mexer a massa, encher um copo de água…
3. Façam um bolo juntos.
4. Façam suco para o almoço ou café da tarde.
5. Peça para ele cortar a banana ou desgranar a uva para o lanche.
6. Quando for fazer a faxina em casa, chame-o para participar. Peça para passar pano no móvel, arrumar o quarto dele…

Essas são algumas dicas fáceis e práticas, mas tudo o que você encontrar como possibilidade do seu filho ajudar, insira-o na atividade.
E ah, os olhinhos de orgulho quando terminam as atividades valem a pena a sujeira (porque vai sim fazer sujeira) e o tempo a mais… É delicioso! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.