Dia a Dia

O passeio no tempo das crianças

Quando saímos para passear com as crianças, devemos ir sem pressa, sem correria, no tempo delas. Sabe porque? Porque as crianças tem uma visão diferente da nossa. Eles reparam no formato da folha que a gente pisa, na cor do muro da casa da próxima rua, na água que fica parada nas esquinas, em cada flor, árvore… Tudo! Isso acontece porque eles estão passando por uma fase de descobertas e tudo é novo, é legal, diferente e merece a atenção deles. Então, uma voltinha no quarteirão pode demorar 20/30 minutos sim!

E posso falar? Quanto mais demorarmos, mais divertido e proveitoso será pra eles. Não adianta sair para passear com as crianças e querer andar rápido, sem “enrolação”, olhando toda hora no relógio, sem paciência… Porque se for pra ser assim, qual será o proveito disso?! Qual será a parte legal da voltinha para eles?! Quando é feito com pressa e sem a atenção voltada para os nossos pequenos, deixa de fazer sentido.

Então, a dica de hoje é sairmos para passear COM e PARA as crianças, acompanhando, com as mãos pra trás, sem interferir demais (claro que sempre prezando pela segurança delas) e com MUITA atenção aos detalhes que elas vão te contar!

Bom passeio! E se descobrir um formato novo de folha, me conta.

Texto escrito por: Tayná Carvalho – Pedagoga e professora Montessori @makesbytayna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.